Florestas Plantadas

 

Áreas de vegetação natural degradadas podem ser recuperadas pelo plantio de mudas em ação de reflorestamento.

Como exemplo, podemos citar a Floresta da Tijuca (RJ), onde o plantio de espécies nativas (1862), pautado por valores de conservação e ecologia, visou a restauração da Mata Atlântica. Entretanto, nas décadas de 1960 e 1980, incentivos fiscais somados ao melhoramento genético e à tratos silviculturais promoveram a expansão dos plantios de eucalipto, superando os de pinus. Essas espécies consideradas exóticas foram destinadas à silvicultura intensiva, devido ao múltiplo uso de sua madeira, à sua adaptabilidade às diferentes condições edafoclimáticas e ao seu ciclo de produção.

No Brasil, plantios para obtenção de matéria-prima e para fins comerciais, como os de eucalipto e pinus, são denominados de Florestas Plantadas. O cultivo das árvores, com base em processos sustentáveis, propicia a redução de problemas ambientais e impulsiona o desenvolvimento socioeconômico do local em que estão alocados. Todavia, necessita um manejo adequado, o que inclui o controle de pragas, doenças e plantas daninhas, para que expresse o seu potencial produtivo.

Por compreender os desafios desse cultivo e compartilhar da paixão por Florestas Plantadas, a Syngenta conta com um portfólio de soluções que contribui para o desenvolvimento e a proteção das árvores. 

Por que as Florestas Plantadas são importantes para a sustentabilidade? 

Atualmente, o Brasil possui cerca de 9,5 milhões de hectares destinados ao cultivo de eucalipto e pinus, destacando-se a produção de celulose, papel, lâminas de madeira e carvão vegetal. Essas áreas, associadas aos 6 milhões de hectares de Reserva Legal (RL), de Proteção Permanente (APP) e outras que se mantêm preservadas, correspondem a 4,5 bilhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2eq) estocados, sendo um benefício frente às questões climáticas (IBA, 2021). 

Ademais, o manejo empregado possibilita a conservação do solo, o uso racional da água e a recuperação de áreas degradadas. Portanto, o cultivo de árvores promove o uso de matéria-prima renovável e reciclável, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Confira no infográfico a seguir outros benefícios sociais e ambientais das Florestas Plantadas aliados à sustentabilidade

 Investimentos em Programas Sociais de sustentabilidade

 

 

 Certificação Florestal, o que contribui para as boas práticas do setor

 

 

 

 Conservação de Florestas Naturais

 

 

 Produção de Energia Limpa e Renovável





Ciente da importância das Florestas Plantadas para a sustentabilidade, a Syngenta conta com um portfólio completo de soluções para o cultivo de árvores.

Adjuvantes
add remove
Bioestimulante
add remove
Fungicidas
add remove
Herbicidas
add remove
Indutor de Resistência
add remove
Inseticida
add remove

Quer saber mais sobre Soluções Syngenta para Florestas Plantadas?

Consulte o nosso folder explicativo sobre o assunto!

 

download PDF